Pedra São Tomé direto da Jazida. Produto de Excelente qualidade. Pedra para Piscina. Borda de Piscina. Pedra São Thomé qualidade de exportação.

Quartzito do Centro Produtor de São Thomé das Letras - MG

A conhecida Pedra São Tomé

    O vídeo abaixo  é um trecho do documentário "Sam Thomé, Sobre a Pedra o Homem" datado de 1982. Este vídeo mostra a extração do Quartzito São Tomé na época.

De Quartzito à

conhecida Pedra

São Tomé.

Aspectos Geológicos

e Petrográficos da

Pedra São Tomé.

O QUARTZITO DO CENTRO PRODUTOR DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS

 

 

 

    O Quartzito do Centro Produtor de São Thomé das Letras - MG, mais conhecido por Pedra São Tomé é recomendado para uso tanto exterior quanto interior nas obras civis.

    O Estado de Minas Gerais responde pela maior parte da produção brasileira de quartzitos, sendo registrados quatro centros de lavras de quartzitos, utilizados como rochas ornamentais e de revestimento, sendo o mais expressivo o de São Thomé das Letras, seguindo-se por Alpinópolis, Ouro Preto e Diamantina.

    O potencial econômico do quartzito das jazidas na região de São Thomé das Letras, localizada na porção sudoeste do Estado de Minas Gerais, foi descoberto no início dos anos 50 e a sua exploração se intensificou na década de 70.
   Estima-se que a maior parte das exportações de quartzitos foliado e extraído em placas do Estado de Minas Gerais seja proveniente do Centro produtor de São Thomé das Letras e a sua importância pode ser avaliada pela aplicação genérica do termo “Pedra São Thomé”, utilizado para designar quartzitos plaqueados comercializados no Brasil.

    A “Pedra São Thomé” corresponde a um quartzito encontrado nas cores branca, amarela, rósea e verde, sendo utilizada em construções, como piso, borda de piscina, revestimento de paredes, degraus, alvenaria estrutural e até como telha. Sua mineração constitui a principal atividade econômica da região.

    A produção de quartzitos foliados São Thomé gira em torno principalmente de lajotas quadradas e retangulares de corte manual, serrado ou boleado, cacos (cavacos) irregulares, filetes (palitos) ponta de serra ou corte manual, e outros produtos como placas polidas e pedra pavê e, ainda, uma pequena quantidade em lajões geralmente utilizados em projetos paisagísticos. Também são  feitos trabalhos específicos como bancos, mesas e pias.
    O fator beleza é apenas um dos atrativos da “Pedra São Thomé” que possui características próprias, tais como, planos de placas constituindo superfícies antiderrapantes e homeotermos.


 OS QUARTZITOS DA REGIÃO DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS - MG



    No município de São Thomé das Letras (MG) afloram quartzitos de coloração predominantemente esbranquiçada, amarelada e rosada, designados comercialmente de Pedra São Thomé Branca, Amarela e Rosa, aflorando nas principais cristas da Serra da Boa Vista.

  A diversidade de coloração desses subtipos é marcante e ocorre verticalmente e lateralmente através de contato brusco, inviabilizando uma padronização de um único tipo. Os quartzitos Brancos predominam nas
explorações, os Amarelos correspondem aos níveis superiores das jazidas, mais susceptíveis aos processos de alteração devido à percolação de águas meteóricas e os Róseos ocorrem nas extremidades da frente de lavra.

​  Os quartzitos da região de São Thomé das Letras apresentam características mineralógicas variando no intervalo de 90 a 95 % de quartzo e 5 a 10 % de muscovita. São rochas de coloração clara que possuem cores variando em tons de branco, amarelo e róseo e exibem estrutura foliada/laminada bem marcada, paralela a subparalela ao bandamento composicional.

   Como rochas que apresentam algumas características específicas próprias, tais como, o seu padrão estético e o da partição em planos com superfície antiderrapantes e homeotermos.

  O quartzito São Tomé é muito utilizados como revestimento externo, já que o maior grau de porosidade e absorção d’água evita a acumulação de água facilitando a drenagem de pisos externos.

  As características físico-mecânicas apresentadas para os diferentes tipos de quartzitos do Centro Produtor de São Thomé das Letras, permitem avaliar às variedades Branco e Amarelo como apresentando as melhores qualidades sendo, portanto, recomendado o uso desses litotipos tanto em ambientes externos como internos.

    Utilize o Quartzito São Tomé, nós recomendamos!

         Veja mais detalhes sobre cada tipo de quartzito São Tomé na página "Jazidas de Extração". Estes textos são resultados de uma pesquisa realizada por Tânia Maria Gomes Fernandes do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará - CC/UFC, Antônio Misson Godoy do Departamento de Petrologia e Metalogenia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas - UNESP e, Nedson Humberto Fernandes do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Ceará - CCT/UECE.

          O artigo completo (Aspectos Geológicos e Tecnológicos dos Quartzitos do Centro Produtor de São Thomé das Letras (MG)) se encontra disponível para download no link a seguir: DOWNLOAD .

Todos os Direitos Reservados © MinGer Pedras | Distrito Industrial, bairro Caninana,  São Thomé das Letras, MG - Brasil

​Fone: +55(35)99230-8170 |​ +55(35)99912-1436 | E-mail: comercial@mingerpedras.com

  • b-facebook