Pedra São Tomé direto da Jazida. Produto de Excelente qualidade. Pedra para Piscina. Borda de Piscina. Pedra São Thomé qualidade de exportação.

JAZIDAS DE EXTRAÇÃO:

Pedra São Tomé direto da Jazida

Quartzito São Tomé Branco

    Esta variedade de quartzito ocorre principalmente no Município de São Thomé das Letras e predomina sobre as demais variedades. Nas frentes de lavra ocorrem intercalados aos quartzitos amarelos, sendo a passagem de um nível para outro marcado por contato brusco.  Possui uma estrutura foliada/laminada bem proeminente paralela a subparalela ao bandamento composicional e localmente observaram-se intercalados níveis com espessuras centimétricas a métrica apresentando estrutura maciça, os quais não são aproveitados na produção de placas, por não desenvolverem os planos de partição.

    A rocha é composta essencialmente por quartzo (90-95%) e muscovita (5-10%), além de plagioclásio (tr), turmalina (tr), zircão (tr), magnetita (tr) e rutilo (tr). O quartzo é o mineral predominante e apresentasse sob a forma de grãos xenomórficos, com tamanho variando entre 0,1 e 0,5 mm.

Pedra São Tomé direto da Jazida
Pedra São Tomé Corte Manual

Quartzito São Tomé Rosa

    Os quartzitos róseos que afloram no município de São Thomé das Letras são observados nas extremidades das frentes de lavra em quantidades inferiores em relação aos níveis esbranquiçados e amarelados. Normalmente encontram-se intercalados aos níveis amarelados, sendo esta alternância marcada pela mudança de coloração brusca. Os níveis apresentam-se irregulares e descontínuos, inviabilizando uma padronização quanto às dimensões dos mesmos.
    A rocha apresenta coloração róseo-clara e exibe estrutura foliada/laminada marcada pelo bandamento metamórfico paralelizada ao bandamento composicional. É composta essencialmente por quartzo (90-95%) e muscovita (5-10%) e como mineralogia acessória zircão (tr), rutilo (tr) e magnetita (tr).

Caco São Tomé Rosea. Pedra São Tomé Rosea.
Extração pedra São Tomé Rosa

Quartzito São Tomé Amarelo

    Os quartzitos amarelos afloram no Município de São Thomé das Letras e na frente de lavra, essas rochas constituem os níveis mais superiores, portanto, mais susceptíveis aos processos de alteração devido à percolação de águas meteóricas.
    A rocha possui coloração amarelada a levemente avermelhada, marcada pela presença da alteração/oxidação dos minerais opacos. Exibe uma estrutura foliada/laminada bem proeminente paralela a subparalela ao bandamento composicional e as placas de rochas desta variedade apresentam pequenos desníveis dos leitos, caracterizando uma estratificação cruzada com mergulhos suaves. É constituída essencialmente por quartzo (90-95%) e muscovita (5-10%) e como acessórios ocorrem biotita (tr), turmalina (tr), zircão (tr), magnetita (tr) e rutilo (tr). Apresenta textura granoblástica fina com tamanhos dos grãos variando entre 0,1 e 0,6 mm.

Caco São Tomé direto da Jazida
Pedra São Tomé. Jazida de extração.

Quartzito São Tomé MinGer Pedras

    A extração do quartzito pela MinGer Pedras é totalmente legalizada. O quartzito é extraído em jazidas no alto da serra de São Thomé das Letras - MG. Nosso quartzito São Tomé é legítimo e de ótima qualidade, trabalhamos com pedras corte manual, serrada ou boleada, cavacos (cacos irregulares), filetes (palito), degraus, além de trabalhos específicos solicitado pelo cliente, tais como mesas e bancos de pedra. Nosso produto é  ideal para todo tipo de serviço.

    A empresa trabalha de acordo com as normas dos departamentos de meio ambiente, faz todo o trabalho de preservação da mata nativa necessário e o manejamento dos entulhos para áreas apropriadas.
     MinGer Pedras execelência e qualidade em tudo o que faz!

Saiba mais sobre a Pedra São Tomé

   Estes textos são resultados de uma pesquisa realizada por Tânia Maria Gomes Fernandes do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará - CC/UFC, Antônio Misson Godoy do Departamento de Petrologia e Metalogenia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas - UNESP e, Nedson Humberto Fernandes do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Ceará - CCT/UECE.



    O artigo completo (Aspectos Geológicos e Tecnológicos dos Quartzitos do Centro Produtor de São Thomé das Letras (MG)) se encontra disponível para download no link a seguir: DOWNLOAD

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.